Padrões de Projeto


Padrões de projeto têm como objetivo proporcionar a introdução de técnicas avançadas de programação utilizadapara melhorar o desenvolvimento de software, tornando-o reutilizável e mais eficiente.

Assim, destacando a importância da utilização de técnicas formais para desenvolvimento de software, apresentamos os elementos que compõem umsoftware reutilizável e a importância dos padrões de projeto para desenvolvimento de software utilizando os conceitos e fornecendo exemplos práticos.

Descrição dos Padrões Gof

Factory Method

 

Exemplos

Abstract Factory: Cadeira Abstract Factory: Construtora
Abstract Factory: Janelas Adapter: Desenhavel
Adapter: Movimentavel Decorator: Componentes Visuais
Decorator: Arquivos Decorator: Navio
Iterator: Iteradores Iterator: Lista
Iterator: Lista de Alunos Observer
State Strategy: Estratégia de Pilha
Strategy: Pilha Números Strategy: Navio
Singleton: Spooler Template Method

 

 

 

Ambiente

O ambiente que uso é o Eclipse.

Como ferramenta UML sugiro o ArgoUML ( http://argouml.tigris.org/ ) que é gratuita e faz engenharia reversa.

Bibliografia

Gamma, E, et al, Design Patterns – Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley.

Rogers, Gregory F., Framework-Based Software Development in C++, Prentice Hall.